• EdukTI
  • Posts
  • Como Passei na Certificação Terraform Associate (002)

Como Passei na Certificação Terraform Associate (002)

Saiba como passei na certificação Terraform Associate (002), os benefícios dessa certificação e como ela pode te ajudar sua carreira.

Se você trabalha com Infraestrutura em Nuvem, provavelmente já escutou falar sobre Terraform.

Quando o assunto é Infrastructure as Code, essa ferramenta da Hashicorp aparece como a principal solução do mercado para criar, alterar e melhorar a infraestrutura em nuvem ou até mesmo on-premise de maneira agnóstica e declarativa.

Por este motivo, utilizo e recomendo essa ferramentas há anos e, recentemente, obtive a aprovação no exame de certificação Terraform Associate (002), adicionando mais este "distintivo" ao meu currículo.

Neste post, eu contarei toda a minha experiência no exame de certificação Terraform Associate: desde o preparo até a aprovação.

Continue lendo para saber tudo sobre o exame de certificação Terraform Associate e conseguir aprovação neste exame.

🛠️ O que é Terraform?

Terraform é uma ferramenta de Infrastructure as Code (termo também conhecido como “IaC” ou Infraestrutura como código) que permite que você crie, altere e melhore a infraestrutura a partir de arquivos de configuração que declaram o estado desejado dos recursos que fazem parte da sua arquitetura.

🛣️ Minha jornada com o Terraform

Eu comecei a usar Terraform em meados de 2017, quando ocupava o cargo de Arquiteto de Infraestrutura em uma fintech.

O meu principal projeto nessa empresa foi migrar todos os serviços utilizados pelos clientes para a nuvem da AWS junto de um time de aproximadamente 8 pessoas.

Neste projeto, decidimos não só migrar os sistemas para a AWS, mas também aproveitar o momento de mudança para adotar uma série de ferramentas de automação com o objetivo de facilitar o nosso trabalho: Ansible, Packer, GitLab, Vagrant, Docker e Terraform.

Por este motivo, tivemos a necessidade de entender esta ferramenta a fundo, já que sabíamos dos benefícios que ela poderia trazer para nosso time e também acreditávamos na sua futura popularidade.

Foi aí que eu decidi mergulhar de cabeça nesse mundo.

A primeira coisa que fiz foi comprar o livro “Terraform: Up & Running: Writing Infrastructure as Code" do Yevgeniy Brikman no formato eBook para Kindle.

Toque na imagem para ver o livro na Amazon

Devorei este livro em tempo recorde!

Fiz todos os exercícios sugeridos em cada um dos seus capítulos e, a partir daí, tive uma visão mais clara sobre como o Terraform deve ser utilizado corretamente, seguindo as melhores práticas.

Atualmente, Terraform continua sendo a minha ferramenta preferida de IaC.

Continuo utilizando-o em diferentes projetos que executo e, consequentemente, sigo aprendendo e me desenvolvendo cada vez mais, já que a ferramenta continua evoluindo constantemente.

Por esse motivo, decidi obter a certificação Terraform Associate.

📝 Sobre a Prova e Certificação Terraform Associate

De acordo com a página oficial da certificação no site da Hashicorp, a certificação Terraform Associate é destinada para engenheiros de nuvem especializados em operações, TI ou desenvolvimento que conhecem os conceitos básicos e as habilidades associadas a versão de código aberto do Terraform.

A prova possui:

  • Questões de diferentes tipos: múltipla escolha, múltipla respostas, verdadeiro ou falso e algumas poucas questões onde você precisará preencher os espaços em branco de acordo com a sintaxe do Terraform.

  • Quantidade de questões: aproximadamente 60.

  • Formato: online e monitorada.

  • Plataforma do exame: PSI

  • Duração: 1 hora

  • Custo: $70,50 dólares americanos (mais as taxas locais como IOF).

  • Idioma: Inglês

  • Validade: 2 anos (duração menor que outras certificações que são válidas por três anos mas não vejo como um ponto muito negativo já que o Terraform continua evoluindo rapidamente).

Estes são os 9 principais objetivos da certificação Terraform Associate:

  1. Understand infrastructure as code (IaC) concepts

  2. Understand the purpose of Terraform (vs other IaC)

  3. Understand Terraform basics

  4. Use Terraform outside of core workflow

  5. Interact with Terraform modules

  6. Use the core Terraform workflow

  7. Implement and maintain state 

  8. Read, generate, and modify configuration

  9. Understand Terraform Cloud capabilities

Para mais detalhes, visite a página oficial da certificação Terraform Associate no site da Hashicorp.

💰 Porque eu decidi investir na certificação Terraform Associate?

Os 2 principais fatores que me fizeram investir neste exame de certificação foram:

  1. Popularidade do Terraform como ferramenta de IaC

  2. Demanda global por profissionais capacitados

📈 Popularidade do Terraform e Infrastructure-as-Code

Interesse em Terraform nos últimos 5 anos

Terraform se tornou uma ferramenta muito popular desde que comecei a utilizar essa ferramenta lá em 2017.

Fiz uma pesquisa no Google Trends e descobri que o interesse por Terraform nos últimos 5 anos aumentou de maneira contínua no mundo todo.

Enquanto escrevo este artigo (09/09/2022), a ferramenta se encontra na versão v1.2.9 e o projeto no GitHub tem mais de 34 mil estrelas, quase 8 mil forks, 222 releases e mais de 1600 colaboradores.

Na página no StackShare, a ferramenta está presente em quase 18 mil stacks, tem 11 mil seguidores, ~1800 empresas dizem usar o Terraform e ~12 mil desenvolvedores dizem usar a ferramenta.

Na minha opinião, estes números confirmam as minhas impressões sobre essa ferramenta: Terraform é simples de aprender e capaz de resolver os mais diversos problemas em diferentes casos de uso.

🌎 Demanda global por profissionais capacitados

A popularidade do Terraform afeta diretamente no aumento da demanda por profissionais que dominam a ferramenta.

Basta você procurar por vagas para engenheiros, arquitetos ou qualquer outro cargo para lidar com infraestrutura em nuvem e você verá que o conhecimento e/ou experiência com Terraform está presente como requisito na maioria destas vagas.

Um número gigante e que deve continuar aumentando.

📚 Como foi a minha preparação

Diferente de outras provas que já realizei, a minha preparação para esta prova foi menor, pois eu já possuía alguns anos de experiência prática que mencionei no início do texto.

Por este motivo, estudei apenas alguns tópicos que ainda me sentia inseguro e realizei simulados práticos para me acostumar com o estilo de questões afim de ganhar confiança para realizar o exame.

Entretanto, eu não achei a prova tão fácil como li em alguns relatos.

Posso afirmar que caso você não tenha experiência prática desenvolvendo código Terraform, dificilmente você irá passar no exame.

Portanto, minha primeira recomendação é: participe de projetos onde seja necessário desenvolver código Terraform para que você obtenha experiência real com a ferramenta.

Caso você já possua essa experiência, eu recomendo o seguinte caminho de preparação:

  1. Pesquisar por conteúdo que fale sobre a jornada de outros profissionais certificados (como esse post)

  2. Estudar a partir de materiais oficiais

  3. Estudar a partir de materiais de terceiros

Jornada de outros profissionais certificados

"O sucesso não tem receita mas ele deixa rastros"

Basta você realizar uma pesquisa no Google que irá encontrar diversos relatos de outros profissionais que já alcançaram o objetivo que você deseja alcançar.

Eu gosto de começar meu preparo dessa forma, para me informar melhor sobre o exame a partir da perspectiva de quem já realizou e, de quebra, aprender com erros dos outros para não cometê-los.

Dessa forma, você irá dar um grande passo na direção do seu objetivo de obter a certificação na primeira tentativa.

Guia de Estudos Oficial

A Hashicorp disponibiliza de maneira gratuita um guia de estudo oficial para a certificação Terraform Associate.

Neste guia você encontrará todos os recursos necessários para se preparar para o exame de certificação, mesmo saindo do zero.

Os recursos deste guia foram listados em ordem de dificuldade para que você possa progredir pela lista de maneira organizada.

Você também pode criar uma conta na Hashicorp que servirá para medir seu progresso na execução deste guia. Eu recomendo!

Materiais de terceiros

Após ter obtido a aprovação neste exame, eu creio que o guia de estudos oficial é suficiente para você se preparar para o exame de certificação Terraform Associate, caso você tenha experiência prévia com a ferramenta.

Entretanto, caso você já tenha estudado todo o guia e ainda está com dificuldades para entender os conceitos básicos do Terraform ou prefira estudar a partir de videoaulas, eu recomendo que você experimente o curso HashiCorp Certified: Terraform Associate do Zeal Vora que está disponível no Udemy.

Eu adquiri este curso com o objetivo inicial de apenas ter acesso aos simulados práticos.

Porém, acabei também assistindo algumas aulas do autor e acredito que ele tem capacidade necessária para te ajudar na preparação para este exame.

💡 Dica para economizar: o autor deste curso sempre disponibiliza alguns cupons de desconto para seus cursos no Udemy. Você pode economizar um pouco caso opte por adquirir este curso.

✅ Prova Online: Antes, Durante e Depois

Não tive nenhuma surpresa para me preparar para este exame uma vez que eu já realizei algumas provas online nestes últimos anos, como as provas da AWS e Google Cloud.

Antes da realização da prova, eu executei as atividades recomendadas pela plataforma do exame para deixar tudo pronto:

  • Instalei o software necessário para realização do exame

  • Concedi todas as permissões necessárias

  • Verifiquei se o meu ambiente possuía os pré-requisitos mínimos de internet, câmera e microfone

Recomendo fortemente que você também faça esses testes com antecedência, caso vá fazer a prova em breve.

Faltando algumas poucas horas para o exame, comecei a preparar o meu escritório e, assim como contei no guia do exame de certificação AWS Solutions Architect Associate (SAA-C02), deixei apenas o necessário na minha mesa: notebook, teclado e mouse.

Fiz meu check-in alguns minutos antes e caí em uma fila para aguardar o início do exame.

Após chegar a minha vez, fui conectado a uma pessoa que monitorou todo o meu exame e, pela webcam, tive que exibir meu documento com foto (usei meu passaporte), tirar fotos, mostrar que não usava fone de ouvido e nem nada no pulso (eles verificam se você está usando algum smartwatch)

Não acabou: também tive que fazer um "tour 360º" pelo meu escritório para mostrar que o ambiente estava realmente de acordo com o esperado para realização da prova.

O sistema da PSI é bem intuitivo e a prova de distrações. Você pode navegar entre as questões livremente. Caso se depare com alguma questão que você tenha dúvida, você tem a opção de marcá-la para fazer uma revisão posterior.

No final da prova você tem acesso a uma lista que exibe as questões que foram marcadas para posterior revisão.

Durante a prova, tudo correu bem exceto em um momento onde eu naturalmente comecei a olhar para a janela do meu escritório durante meu esforço para recordar sobre um conceito e responder uma questão.

Nesse momento, a pessoa que estava me monitorando interrompeu a prova e pediu novamente para eu mostrar todo o meu ambiente, afim de certificar que eu não estava recebendo ajudas extras.

Portanto, fique ciente na hora de refletir sobre alguma questão 😅

Sei que é difícil, mas, evite olhar para outros locais ou mesmo ler as questões ou respostas em voz alta.

Esse comportamento faz com que a pessoa que está monitorando sua prova ache que você está agindo de má fé para obter respostas de alguém próximo a você.

🏆 Resultado Final

Quem não gosta de receber um e-mail desses?

Após responder todas as questões, o sistema exibe a lista de questões para revisão e, após confirmar e enviar suas respostas, é exibida uma pesquisa de satisfação geral com o exame. Só em seguida que o resultado final é exibido.

Diferente do exame de certificação AWS Solutions Architect Associate, neste você tem acesso a sua pontuação final no final do exame.

Eu consegui ser aprovado com um total de 75% 🎉

Não é uma pontuação alta (e eu esperava conseguir mais), porém, foi o suficiente para obter a aprovação.

Horas depois eu recebi um email de notificação da Credly sobre o novo badge que estava disponível para mim.

Missão cumprida! 🎖️

Conclusão e mais dicas para o exame

No meu ponto de vista, este exame vale cada centavo investido, tendo você experiência com a ferramenta ou não.

Caso você nunca tenha usado o Terraform antes e queira aprender: se preparar para o exame pode ser um bom caminho pois irá te forçar a aprender a ferramenta a fundo, já que a prova cobre diversos aspectos sobre o uso desta ferramenta.

Caso você já possua experiência prévia, como eu: se preparar para o exame pode te forçar a atualizar seu conhecimento a partir da revisão dos tópicos.

Você provavelmente irá descobrir que não sabia de determinados detalhes já que essa ferramenta está em constante evolução e dificilmente utilizamos todos os seus recursos.

A duração do exame é de apenas 1 hora e ainda é possível que você deixe um copo ou garrafa com água (sem marca) na sua mesa, diferente de alguns exames "desumanos" onde você precisa permanecer sentado por 3 horas sem beber ou ir ao banheiro.

Para finalizar, deixo 4 dicas para você conseguir a aprovação neste exame:

(1/4) Você não precisa dominar tudo sobre o Terraform

Está tudo bem caso você não conheça tudo sobre um tópico específico: o que vale é a porcentagem de cada tópico.

Por este motivo, não é preciso que você domine tudo que é abordado na prova, como por exemplo, ser ninja com Terraform Enterprise, Terraform Cloud ou Sentinel.

(2/4) Você não precisa responder todas as perguntas corretamente

Seu objetivo é passar no exame.

Não seja perfeccionista. Ponto.

(3/4) Uma hora é tempo suficiente para realização do exame…

… porém, não perca muito tempo em uma única questão.

Se não tiver certeza sobre uma pergunta, marque-a e continue a prova.

E, quando terminar tudo, faça uma revisão das suas escolhas.

Eu fiz isso e, quando cheguei no momento da revisão, ainda faltavam 20 minutos para o término da prova, o que me garantiu tranquilidade ao final do exame.

(4/4) As questões dos simulados que fiz tinham o mesmo nível da prova real

Este fato me fez concluir que o simulado me ajudou bastante no preparo para a prova.

Se você pretende realizar esse exame em breve e está com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que eu vou ter o prazer de ler e te ajudar no que for possível.

E, claro, compartilhe esse post com aquela pessoa que você acha que pode se interessar por este conteúdo 😉

Join the conversation

or to participate.